Imunização com BCG recombinante expressando epítopos das proteínas Spike e Nucleoproteína do SARS-CoV-2 protege contra à infecção em modelo murino hACE-2
Pesquisador responsável: Sergio Costa OliveiraCopesquisador responsável: Luís Carlos de Souza Ferreira
Colaborações: Luciana C.C. Leite (Instituto Butantan), João Santana da Silva (Fiocruz), Andre Bafica (UFSC), Glen Barber (Universidade de Miami, EUA)
Estudantes envolvidos: Fabio Mambelli (Pós-doutorando FAPESP), Ana Carolina Valente (Pós-doutorando CNPq)
O grupo desenvolve uma estratégia de imunização que faz uso da rChimera (uma proteína desenvolvida pelos pesquisadores que contém epítopos imunodominantes provenientes das proteínas N e S de SARS-CoV-2) e da utilização do Mycobacterium bovis BCG, a cepa vacinal mais utilizada no mundo, com excelente padrão de segurança e de ação adjuvante conhecida para indução de imunidade celular. Assim, é produzida uma linhagem recombinante de BCG (rBCG-ChD6) que, utilizada seguida de uma dose reforço contendo rChimera e Alum, resulta na proteção de animais K18-hACE2 após desafio por SARS-CoV-2. Estudos iniciais demonstraram a indução de anticorpos neutralizantes e forte resposta celular em resposta às formulações vacinais. Desta forma, com este projeto o grupo pretende prosseguir a investigação deste modelo elucidando os mecanismos de proteção envolvidos e também avaliar o grau de proteção da vacina contra as variantes de SARS-CoV-2. Estes dados contribuirão não só para o campo de estudo de vacinas contra a COVID-19 como também servirão de base para fomentar o estudo da plataforma de rBCG para outros agentes infecciosos.