Institut Pasteur de São Paulo

Marco Antonio Zago é laureado no Prêmio FCW 2024; Paola Minoprio integrou a Comissão Julgadora

Marco Antonio Zago é laureado no Prêmio FCW 2024; Paola Minoprio integrou a Comissão Julgadora


 

Reconhecido por suas contribuições à ciência, Marco Antonio Zago foi o vencedor na categoria Ciências/Medicina. Paola Minoprio, do Institut Pasteur de São Paulo, participou do processo de seleção.

Paola Minoprio, diretora-executiva do Institut Pasteur de São Paulo (IPSP), integrou a Comissão Julgadora do Prêmio FCW na categoria Ciências/Medicina, que este ano reconheceu o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Marco Antonio Zago, como vencedor. Os nomes dos premiados foram anunciados no dia 20/08. Zago foi selecionado por suas contribuições excepcionais à ciência e à medicina no Brasil, destacando-se como uma das figuras mais influentes no cenário acadêmico e científico do país.

A Comissão Julgadora do Prêmio de Ciências, composta por nove cientistas de renome, foi presidida por Helena Nader, professora emérita da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) e presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Marco Antonio Zago possui uma carreira extensa e notável. Formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), onde também obteve títulos de mestre e doutor, Zago realizou seu pós-doutorado na Universidade de Oxford. Sua trajetória inclui cargos de grande relevância, como reitor da USP (2014-2017), pró-reitor de Pesquisa (2010-2014) e presidente do CNPq (2007-2010). Durante sua gestão no CNPq, ele foi responsável pela criação do Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Zago também atuou como secretário de Estado da Saúde de São Paulo e coordenador do Centro de Terapia Celular (CTC) entre 2001 e 2015, entre outros. Além disso, ele publicou mais de 300 artigos científicos referenciados no Web of Science.

Em junho de 2024, Marco Antonio Zago foi agraciado com a outorga do grau de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra, concedido pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Esta honraria reconheceu seus esforços na criação do Institut Pasteur de São Paulo e no estabelecimento de um duplo diploma em direito entre a USP e a

Universidade de Lyon 3, além de seu papel fundamental no fortalecimento das relações entre o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), a FAPESP e a USP.

O Prêmio FCW, organizado pela Fundação Conrado Wessel, é uma das mais prestigiosas premiações científicas e culturais do Brasil. Nesta edição, dois laureados foram anunciados: Marco Antonio Zago, na categoria Ciências/Medicina, e o cineasta Ugo Giorgetti, na categoria Cultura. Criado para reconhecer e valorizar os grandes nomes que contribuem para o avanço da ciência, da cultura e da fotografia no país, o prêmio tem como objetivo essencial promover a inovação e a excelência em diversas áreas do conhecimento. A cerimônia de premiação de 2024 ocorrerá em outubro.