Novas frentes de cooperação incluem estágios, cursos internacionais e parcerias na África Ocidental.
No dia 5 de dezembro, o Instituto Pasteur de São Paulo (IPSP) recebeu a visita de uma delegação da Universidade Paris-Saclay, reconhecida como uma das 20 melhores universidades do mundo no ranking ARWU e com uma sólida reputação internacional em pesquisa e ensino. A visita marcou um momento significativo de troca científica e institucional, consolidando o potencial para futuras colaborações entre as duas instituições.
A programação incluiu uma apresentação institucional do IPSP, seguida de exposições realizadas pelos pesquisadores principais, que detalharam os objetivos, desafios, resultados e perspectivas de seus trabalhos de pesquisa. Após as apresentações, os membros da delegação tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do instituto.
Colaboração estratégica – A Universidade Paris-Saclay mantém uma relação estreita com o Instituto Pasteur e a Rede Pasteur, especialmente por meio do programa de doutorado internacional promovido pela Rede. Além disso, é líder da Aliança Europeia “Global Health” (EUGLOH), que promove a mobilidade acadêmica e estudantil, criação de cursos internacionais e programas de doutorado em cotutela. Durante a visita, destacou-se que a Rede Pasteur e a USP já apresentaram suas candidaturas para se associarem à EUGLOH, o que deve abrir novas oportunidades para parcerias estratégicas.
A delegação de Paris-Saclay manifestou entusiasmo com o dinamismo do IPSP, a originalidade das linhas de pesquisa e a excelência de suas infraestruturas científicas, demonstrando forte interesse em colaborar.
Durante as conversas, foram identificadas várias possibilidades de colaboração, incluindo:
- Estágios de estudantes: envio de alunos de Paris-Saclay para estágios no IPSP e recepção de estudantes brasileiros em Paris-Saclay, especialmente os contemplados com bolsas BEPE da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP);
- Cursos internacionais conjuntos: desenvolvimento de novos programas de formação acadêmica;
- Apoio à cooperação na África Ocidental: integração das relações privilegiadas do IPSP com o Institut Pasteur de Dakar e o Centro Pasteur de Camarões às iniciativas de Paris-Saclay na região.
A Aliança EUGLOH oferece um ambiente institucional e financeiro propício para apoiar essas iniciativas, reforçando o compromisso de ambas as instituições com o avanço da ciência e a formação de talentos globais.
Na visita feita ao IPSP, a delegação francesa foi composta por: profª. Delphine Placidi Frot, vice-presidente para Assuntos Internacionais e Europeus; profª. Liliana Mitkova, vice-presidente da Universidade de Evry responsável pela Qualidade e Chefe de Relações Internacionais da Escola de Pós-Graduação em Economia; profª. Marie-Anne Debily, do INSERM e da Universidade de Evry, chefe de Relações Internacionais da Escola de Pós-Graduação em Ciências da Vida e Saúde; profª. Agnès Linglart, vice-diretora da Faculdade de Medicina, responsável por Relações Internacionais; prof. Pedro Almeida de Oliveira, chefe de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências (Pesquisa) e diretor da Escola de Pós-Graduação em Química; profª. Giana Perre, do AgroParisTech e INRAE; Guillaume Garreta, diretor do Escritório de Relações Internacionais; e Jérémie Klinge, oficial de Parcerias Internacionais, Escritório de Relações Internacionais.
Eles foram recebidos pelo gerente de Projetos do IPSP, Gérard Chuzel, e pelos professores Edison Luiz Durigon; Carsten Wrenger; Helder Nakaya e Patricia Beltrão Braga, além dos pesquisadores Luiz Gustavo Bentim Góes e Rúbens Prince dos Santos Alves.
O Instituto Pasteur de São Paulo reafirma, com essa visita, sua posição como um polo de excelência científica e colaborativa, comprometido em ampliar fronteiras e impactar positivamente a saúde global.