Jovens pesquisadores da área de ciências da vida podem submeter propostas até 15 de dezembro; selecionado vai liderar grupo de pesquisa durante quatro anos.
1 de dezembro de 2023 – Os interessados têm até o dia 15 de dezembro para submeter suas propostas. A chamada foi anunciada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) junto com o Institut Pasteur e a Universidade de São Paulo (USP) – fruto do acordo de cooperação assinado pelas instituições em dezembro de 2001.
O edital é voltado a jovens pesquisadores das ciências da vida interessados em liderar um grupo de pesquisa durante quatro anos (“G4”) com o Institut Pasteur de São Paulo (anteriormente Plataforma Científica Pasteur-USP), sediado no campus da USP.
O candidato deve ser idealmente um cientista com pós-doutorado, em início ou meio de carreira (com entre cinco e dez anos de experiência em pós-doutorado) e que deseje estabelecer um grupo como pesquisador independente em relação à estratégia científica do instituto anfitrião.
O projeto de pesquisa proposto deve ser inovador e oportuno, mas realista dentro do prazo de quatro anos do auxílio. O selecionado deverá ser capaz de conduzir sua pesquisa de forma independente, iniciar colaborações e ter demonstrado capacidade de assegurar o financiamento internacional.
O beneficiário da bolsa G4 será incentivado a desenvolver e fortalecer sua capacidade de gerenciar uma equipe, receber e supervisionar estudantes de mestrado e doutorado, além de estagiários. A pesquisa deve se concentrar na monitorização de doenças respiratórias virais em humanos/animais com potencial epidêmico/pandêmico, com prioridade dada à gripe pandêmica e à gripe aviária.
A chamada está publicada em: fapesp.br/16408.