Institut Pasteur de São Paulo

Encontro mundial da Rede Pasteur aborda os impactos das mudanças climáticas na saúde

Encontro mundial da Rede Pasteur aborda os impactos das mudanças climáticas na saúde


 

Evento realizado em Dacar, no Senegal, nos dias 4 e 5 de junho, irá definir as estratégias e os planos de ação dos 32 institutos que compõem a rede no mundo.

4 de junho de 2024 – A diretora executiva do Institut Pasteur de São Paulo, Paola Minoprio, participa da primeira reunião em 2024 da Rede Pasteur, em Dacar, capital do Senegal, que acontece até amanhã (5/junho). O evento reúne os diretores dos 32 institutos da Rede Pasteur, de 25 países, no intuito de discutir estratégias e planejar ações no contexto das mudanças climáticas.

“O Brasil é um hotspot da biodiversidade com grande possibilidade de surgimento de doenças emergentes. E o Institut Pasteur de São Paulo terá um papel importante nos esforços da Rede em diminuir os impactos na saúde causados pelas mudanças climáticas”, afirma Minoprio.

O tema desta edição, que celebra os 100 anos do Institut Pasteur de Dacar, é Climate and Health. No evento, serão discutidos quatro pilares, com foco especial nas mudanças climáticas. São eles: preparação epidemiológica e inteligência com foco em doenças sensíveis às mudanças climáticas; ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação; knowledge communities (troca de experiências visando o desenvolvimento de colaborações e formação de profissionais); e boa governança e equidade.

O evento conta com o apoio da Rockefeller Foundation e do HKJC Institute of Philanthropy, que conduzem em conjunto com a Rede Pasteur o programa de aceleração de observatórios de clima e saúde, que visa integrar ferramentas do monitoramento de mudanças climáticas aos sistemas de saúde. Dessa forma, o escopo do projeto também será apresentado e discutido.

Todos os anos, a Rede Pasteur realiza dois encontros. O próximo será realizado no Rio de Janeiro, no segundo semestre deste ano, com foco em pesquisas científicas