Evento realizado em Dacar, no Senegal, nos dias 4 e 5 de junho, irá definir as estratégias e os planos de ação dos 32 institutos que compõem a rede no mundo.
4 de junho de 2024 – A diretora executiva do Institut Pasteur de São Paulo, Paola Minoprio, participa da primeira reunião em 2024 da Rede Pasteur, em Dacar, capital do Senegal, que acontece até amanhã (5/junho). O evento reúne os diretores dos 32 institutos da Rede Pasteur, de 25 países, no intuito de discutir estratégias e planejar ações no contexto das mudanças climáticas.
“O Brasil é um hotspot da biodiversidade com grande possibilidade de surgimento de doenças emergentes. E o Institut Pasteur de São Paulo terá um papel importante nos esforços da Rede em diminuir os impactos na saúde causados pelas mudanças climáticas”, afirma Minoprio.
O tema desta edição, que celebra os 100 anos do Institut Pasteur de Dacar, é Climate and Health. No evento, serão discutidos quatro pilares, com foco especial nas mudanças climáticas. São eles: preparação epidemiológica e inteligência com foco em doenças sensíveis às mudanças climáticas; ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação; knowledge communities (troca de experiências visando o desenvolvimento de colaborações e formação de profissionais); e boa governança e equidade.
O evento conta com o apoio da Rockefeller Foundation e do HKJC Institute of Philanthropy, que conduzem em conjunto com a Rede Pasteur o programa de aceleração de observatórios de clima e saúde, que visa integrar ferramentas do monitoramento de mudanças climáticas aos sistemas de saúde. Dessa forma, o escopo do projeto também será apresentado e discutido.
Todos os anos, a Rede Pasteur realiza dois encontros. O próximo será realizado no Rio de Janeiro, no segundo semestre deste ano, com foco em pesquisas científicas