Nos eventos, que serão realizados em 2025, em celebração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os países, o IPSP organizará uma reunião científica no intuito de discutir um plano de colaboração científica conjunta.
O Institut Pasteur de São Paulo (IPSP) irá participar de atividades referentes à Temporada Brasil-França em 2025. A temporada contará com uma primeira parte brasileira na França, de abril a setembro, precedida de um prelúdio a partir de janeiro, e uma segunda parte francesa no Brasil, de agosto a dezembro de 2025.
A proposta das iniciativas é celebrar os 200 anos das relações diplomáticas entre os países por meio da realização de eventos que incentivam cooperações em áreas como educação, arte, pesquisa e juventude, e consequentemente fomentar oportunidades para turismo, negócios e acordos. Assim como tratar temas relacionados ao meio ambiente e à transição energética.
O IPSP montou um comitê para organizar, durante as atividades do Ano da França no Brasil, uma reunião científica com pelo menos 40 pesquisadores convidados (20 do Brasil e 20 da França), membros do departamento de saúde global do Institut Pasteur de Paris e do IPSP — além de integrantes de institutos Pasteur da América Latina e da África.
Na reunião, será discutido um plano de colaboração científica conjunto entre Brasil e França, que abordará, entre outros temas, o impacto das mudanças climáticas na saúde.
O ano de 2025 marcará uma década do Acordo de Paris, chamado de Acordo do Clima, no qual o Brasil se comprometeu em reduzir, até 2030, as emissões de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005. Assim como será o ano em que o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), evento onde tratados como o Acordo de Paris são discutidos.