Sobre
Escolhida pelo Conselho de Administração para um mandato de quatro anos, compete à Diretora Executiva coordenar, dirigir e representar a Associação Institut Pasteur de São Paulo (IPSP), entre outras atividades.
Diretora Executiva
Dra. Paola Marcella Camargo Minoprio (mandato: 2023-2027)
Graduada em Biomedicina (1978), e aperfeiçoada em Imunoparasitologia pelo Instituto Pasteur de Lille (1979), é mestre em Parasitologia (Universidade de São Paulo, Brasil, 1985) e doutora em Imunologia (Paris 6, Sorbonne Université, França, 1989). Efetuou pós-doutoramento no Fred Hutchinson Cancer Research Center, Seattle, e no DNAX Research Center for Molecular and Celular Imunology, Palo Alto, nos Estados Unidos. Obteve qualificação em Gestão Empresarial e Gerência de Projetos (Institut pour le Développement Économique et Technique, Paris, 2008) e mestrado em Inovação & Estratégias em Propriedade Intelectual (Universidade de Strasbourg, França, 2010). É chefe do laboratório de Processos Infecciosos de Tripanosomatídeos, Departamento de Saúde Global, no Instituto Pasteur de Paris, onde trabalha desde 1984. É representante do Instituto Pasteur no escritório administrativo em São Paulo e diretora do Institut Pasteur de São Paulo (IPSP).
Coordenou por 12 anos um curso de pós-graduação na Universidade de Paris 6, e ministrou cursos na École Nationale Supérieure des Mines de Paris. De 2000 a 2005, articulou e implementou a rede AMSUD Pasteur, uma cooperação científica e acadêmica entre o Instituto Pasteur e 55 instituições de cinco países do Mercosul. Atuou como coordenadora geral do Polo Américas da Rede Pasteur. Articulou e implementou a afiliação da Fiocruz como membro da Rede Pasteur. Negociou e pôs em prática vários acordos de cooperação bilateral, como Fiocruz/Pasteur, Fapeso/Pasteur e USP/Pasteur, além de mais de 20 cursos regionais no Mercosul e diversos projetos em parceria com a rede AMSUD/Pasteur. Também organizou jornadas de bioempresas no Brasil, Uruguai e Chile. Em 2015, implementou o acordo tripartite entre Pasteur, Fiocruz e USP, visando o desenvolvimento de iniciativas comuns entre os parceiros. Desse acordo, foi criada, em 2019, a Plataforma Científica Pasteur-USP – uma etapa intermediária para a criação do IPSP.
É autora de inúmeras publicações científicas e de um portfólio significativo de patentes (EUA, Europa, Brasil, China, Índia). Orientou várias teses de mestrado e doutorado, organizou diversos cursos e simpósios. Perita científica de várias agências nacionais e internacionais e de jornais científicos, foi membro do Steering Committee Pathogenesis & Applied Genomics da OMS (2004-2007). Suas abordagens científicas, principalmente centradas nos mecanismos de escape e de persistência de parasitas no hospedeiro, são basicamente voltadas para o desenvolvimento de moléculas terapêuticas e/ou diagnósticas utilizando mitógenos parasitários como alvos. Usa uma estratégia multidisciplinar que inclui imunologia, biologia celular e molecular e imagiologia 2D-3D.
Ela é franco-brasileira, conselheira de comércio exterior da França e detentora da Légion d’honneur (2020), da Medalha de Epidemias do MEAE (2021) e da Medalha do Senado Francês (2023).