Institut Pasteur de São Paulo

Grupos emergenciais – Coronavírus/Covid-19​ – Projetos

Grupos emergenciais – Coronavírus/Covid-19​ – Projetos


 

Projetos da Rede Internacional do Instituto Pasteur

– Desenvolvimento de plataforma diagnóstica de baixo custo para SARS-CoV-2 baseada na amplificação isotérmica mediada por loop de transcrição reversa (RT-LAMP). Uma solução para uma resposta rápida à alta demanda de diagnóstico laboratorial durante surtos de vírus em PINA (obtido).
– Análises epidemiológicas, clínicas e imunológicas de casos de SARS-CoV-2 na área metropolitana de São Paulo, Brasil: um estudo descritivo (obtido).
– Biomarcadores imunológicos e a correlação dos mesmos com a progressão e a severidade da Covid-19: um estudo prospectivo de uma coorte de São Paulo e Caiena (submetido).

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Diagnóstico da infecção causada pelo SARS-CoV-2, investigação filogenética e análise da fisiopatologia da Covid-19 (aditivo temático FAPESP, submetido).

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

– Investigação da relação parasito-hospedeiro de isolados de SARS-CoV-2 circulantes na região metropolitana de São Paulo: resposta imune, análise filogenética e da dinâmica viral (submetido).
– Imunopatogênese da Covid-19 em Modelos Experimentais. Foco em questionamentos clínicos (submetido).

Plataforma RUDIC – Rede de Diagnóstico Integrado de Coronavírus e projetos associados

– Análise Epidemiológica, clínica e imunológica de casos de SARS-CoV-2 na região metropolitana de São Paulo: Um estudo descritivo
– Comparação direta da sensibilidade e especificidade de diferentes ensaios moleculares de diagnósticos para SARS-CoV-2 disponibilizados no site da OMS.
– Apoio diagnóstico às equipes médicas Hospital das Clínicas e do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo pela Célula de Intervenção de Urgência do Centro de Estudos Avançados e Controle da Epidemia do SARS-CoV-2 da Plataforma Científica Pasteur-USP, São Paulo-SP, Brasil.
– Análise filogenética de SARS-CoV-2 em diferentes fases da epidemia viral e em pacientes de diferentes gravidades sintomatológicas (assintomáticos, sintomas leves, sintomas severos, sintomas críticos e levados a óbito), atendidos em diferentes hospitais da capital paulista, incluindo Hospital das Clínicas e Hospital Universitário.
– Análise da presença e cinética viral em diferentes amostras clínicas obtidas de indivíduos infectados assintomáticos e sintomáticos por SARS-CoV-2.
– Análise da importância de indivíduos assintomáticos na manutenção e transmissão de SARS-CoV-2 no campus da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil (CRUSP, PM, SAS, Guarda da USP)
– Análise de diferentes sistemas de cultura celular para isolamento, cultivo e plaqueamento de SARS-CoV-2.