Institut Pasteur de São Paulo

Biossegurança

Biossegurança


 

Biossegurança: um dos pilares do IPSP

A biossegurança é um dos pilares da atuação do Institut Pasteur de São Paulo (IPSP). Esse conceito é aplicado de forma sistemática no IPSP por meio de capacitação e seguimento rigoroso de normas e procedimentos. Busca-se, assim, promover a segurança dos profissionais envolvidos nas atividades de pesquisa, evitando riscos à saúde humana e ao meio ambiente com a manipulação de agentes químicos e biológicos.

Todos os profissionais que atuam IPSP seguem uma série de regras estabelecidas pela Comissão Interna de Biossegurança, tais como: ter cobertura vacinal adequada; consultar-se com o médico do trabalho e obter o atestado de aptidão; realizar exames médicos periódicos; seguir os procedimentos indicados no Manual de Biossegurança, e participar dos cursos de capacitação oferecidos pela comissão. Periodicamente, são também são realizadas simulações para verificar se os conceitos ensinados nos cursos foram internalizados pelos profissionais.

São ações que visam à consolidação de uma cultura de biossegurança, de modo que os pesquisadores e técnicos tenham condições de identificar e notificar riscos, e de saber como proceder em caso de acidentes.

Comissão Interna de Biossegurança (Cibio):

Presidente: Edison Luiz Durigon

Outros membros:  Paola Minoprio, Patricia C. B. Beltrao Braga e Luis Carlos S. Ferreira.

Contato: cibio@pasteur-sp.org.br

Legislação e normas